Proxy: O que é, como funciona, saiba tudo sobre ele

Proxy é um termo usado comumente para se referir a um “intermediário”.

Em informática um proxy é um servidor que atua como intermediário entre o usuário e um servidor remoto. Todas as solicitações realizadas pelo usuário são transmitidas a um servidor Proxy, que posteriormente faz a solicitação ao servidor de destino e repassa a resposta para o cliente (usuário).

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que este artigo vai trazer algumas partes que vão ser consideradas técnicas, mas é porque eu irei abordar desde os aspectos mais simples, até os mais avançados sobre a utilização do proxy. 

O proxy é utilizado pelo usuário final, mas também é utilizado em servidores de hospedagem de sites e corporações para controlar o acesso a internet. É importante abordar estes aspectos para que você possa entender a utilização do proxy em diferentes cenários.

O que é um Proxy?

Proxy é um servidor que faz todo o processo de intermediação do acesso a internet. Ao utilizar um proxy o acesso a internet passa a ser intermediado por um servidor que faz as requisições e retorna a resposta para seu computador.

Normalmente ao acessar um site nosso computador faz uma requisição ao servidor remoto do site. Mas quando usamos proxy a conexão é realizada com o servidor Proxy, que faz a requisição para o servidor remoto do site e retorna a resposta. Ou seja, o proxy atua como intermediário da conexão, fazendo as requisições para você.

proxy funcionamento

Vantagens em usar Proxy

A vantagem é que a requisição é realizada pelo servidor proxy e não pelo seu navegador. Isso faz com que o seu endereço IP fique protegido. Para o site é como se apenas o servidor proxy estivesse acessando o site. O único que tem acesso ao seu endereço IP é o servidor proxy, visto que ele é o responsável por intermediar a conexão com a internet.

Com o endereço IP protegido (apenas o servidor proxy pode rastreá-lo) fica mais difícil sofrer algum ataque direcionado ao IP da sua máquina, além disso, serviços que utilizam o endereço IP para rastrear o usuário ficam “confusos” porque eles tem acesso somente a rede do servidor proxy. 

Um servidor proxy legítimo é muito importante para proteger a privacidade e manter a segurança do usuário ao navegar na internet. Em países como a China, o proxy é utilizado para driblar a censura e permitir o acesso a sites que por vias normais não podem ser acessados devido ao controle da internet.

Desvantagens em usar Proxy

O proxy tem algumas desvantagens que precisam ser levadas em consideração antes de sua adoção. A principal desvantagem é porque o proxy pode reduzir a velocidade da conexão com a internet. Não existem muitos proxys de qualidade. Geralmente esses que são oferecidos para navegar no anonimato possuem velocidade de transferência muito lentas.

Em alternativa existem versões pagas, que geralmente possuem uma velocidade de acesso maior e mais estável. Alguns poucos proxys gratuitos possuem qualidade, como é o caso do Tor. Mas é importante ressaltar esses gratuitos possuem algumas limitações.

Os sites de um modo geral conseguem identificar quando o usuário está usando um proxy. Eles acabam bloqueando o acesso para evitar fraudes e atividades criminosas em seus sistemas.

Assim como o proxy é um excelente aliado para proteger a privacidade do usuário, ele também é muito utilizado por criminosos para esconder sua verdadeira identidade e cometer crimes. É por esse motivo que muitas vezes utilizar proxy para navegar na internet é uma tarefa complicada em alguns sites.

Você provavelmente não vai conseguir realizar compras online ou adquirir serviços através da internet se estiver usando um proxy para esconder sua real identidade. É importante lembrar que nada garante que o serviço de proxy não vá armazenar em seus registros as atividades que você realiza na internet.

Proxy público vs privado

Para quem deseja navegar na internet usando um servidor proxy, é importante entender a diferença entre serviços de proxy público e privado.

Servidores proxy públicos

Servidor proxy público ou aberto são um tipo de proxies que podem ser usados livremente por qualquer pessoa na internet. Eles podem ser encontrados aos montes e são gratuitos, ou seja, qualquer pessoa pode configurá-lo para navegar na internet anonimamente.

Por se tratarem de um serviço liberado para todos, o proxy público acaba sendo bastante utilizado e isso gera um volume de tráfego muito alto, o que torna o serviço lento e instável. É comum obter taxas de download e upload muito baixas neste tipo de serviço. 

Outro problema é que por serem acessados livremente por qualquer pessoa, os proxies públicos são muito utilizados na prática de crimes. Por esse motivo muitos sites restringem o acesso de usuários que utilizam este tipo de proxy. 

Existem até mesmo serviços dedicados a identificar proxys públicos. Eles conseguem identificá-los através do endereço IP e partir disso é possível bloquear os usuários que utilizam estes proxies para acessar a internet.

Servidores proxy privados

Servidor de proxy privado é um tipo de serviço mais restrito, normalmente só está disponível para usuários registrados e que pagam uma pequena taxa para utilização do mesmo. Isso torna o serviço mais confiável e menos propenso a ser utilizados em crimes na internet. Por isso, ao usar um serviço de proxy privado é possível acessar um número maior de sites e serviços sem nenhum tipo de problema.

Diferentes tipos de proxy

É importante entender os diferentes tipos de proxy e como são usados para que na próxima vez que você ouvir falar em proxy não fique perdido. Cada tipo de proxy é usado em um ambiente diferente e com finalidades totalmente distintas.

Proxy Web

O proxy web permite acessar a internet através do protocolo HTTP, HTTPS ou ambos, que são os protocolos usados para acessar sites através de navegadores. Alguns proxys podem permitir outros tipos de protocolos, como por exemplo o SOCKS. No caso do proxy web dos protocolos HTTP e HTTPS ele pode ser usado somente para fazer a conexão entre navegadores e servidores de hospedagem dos sites.

Servidores proxy web são úteis para driblar bloqueios a sites, mas em alguns casos podem ser usados justamente com a finalidade de controlar o acesso a internet em empresas e locais onde o acesso a determinados sites precisam ser restringidos.

Digamos que você deseje controlar o acesso a internet em sua empresa. É possível bloquear o acesso a internet a partir das máquinas locais e assim “obrigar” as pessoas a utilizarem o proxy, que fica encarregado de acessar a internet e gerenciar os sites acessados e assim “liberar” somente os que forem previamente autorizados.

Funções de um web proxy:

  • Burlar bloqueios em países com a internet censurada;
  • Controlar acesso a sites dentro de empresas e locais públicos;
  • Otimizar a velocidade de carregamento da internet.

Proxy de cache

Proxy de cache é normalmente usado para fazer o cache de requisições web, ou seja, ele mantém uma cópia local de certas páginas da web, assim quando a mesma for requisitada não é necessário acessar a internet, ela é retornada através de arquivos que são armazenados no servidor. Os proxies de cache são muito úteis para otimizar o acesso a internet a páginas ou arquivos que são poucos alterados e podem ser acessados mesmo em caso de falha na conexão com a internet, por exemplo.

Proxy reverso

Proxy reverso refere-se a um tipo de proxy que tem o funcionamento “inverso” do que normalmente é. Neste tipo de proxy a conexão é realizada pelo servidor final. Isso é, o servidor que deveria retornar as informações de um site, por exemplo, faz uma requisição para o servidor proxy. A conexão aqui é de Cliente > Servidor > Servidor proxy, em vez de Cliente > Servidor Proxy > Servidor. Por isso o nome proxy reverso. 

No caso do servidor proxy não é o cliente que se conecta ao proxy, é o servidor do site que se conecta a um proxy para fazer cache ou o balanceamento de carga e assim otimizar a velocidade de entrega das informações ou arquivos solicitados pelo usuário.

Firewall x Proxy

Se você leu por aí que o proxy funciona como um firewall saiba que isso é uma grande besteira. Firewall tem um funcionamento bem diferente de um proxy. A semelhança fica por conta apenas do proxy também permitir um controle de sites acessados, mas as semelhanças param por aqui.

O firewall tem uma função muito mais robusta e completa de controlar todo o tráfego de rede gerado por programas e aplicativos instalados na máquina. Todo tipo de conexão passa pelo firewall, de diferentes tipos de protocolos. 

No caso do proxy ele se limita a controlar os programas que foram configurados para usar o proxy e normalmente são usados apenas para controlar o acesso a sites da internet. Enquanto isso o firewall vai monitorar tudo que entra e sai do computador para prevenir ataques externos e também impedir que programas maliciosos se conectem a internet para enviar dados sobre você.

O proxy não chega nem perto de atuar como um firewall, que tem como função principal impedir ataques externos ao bloquear acesso a portas e redes que podem ser exploradas em ataque de hackers. Por esse motivo podemos dizer que um firewall e um proxy são coisas totalmente diferentes, mas que muitas vezes são confundidos.

Proxy x VPN

VPN e proxy são bem parecidos, porém os serviços de VPN normalmente oferecem uma camada de proteção muito superior ao de servidores proxy. Além disso, com um grande número de empresas oferecendo serviços de VPN, é possível encontrar serviços de VPN muito bons, com estabilidade e segurança muito superiores ao oferecidos em serviços de proxy pagos.

As melhores VPN do mercado possuem um elevado nível de segurança. Todo tráfego de rede gerado por seu computador passa por um túnel criptografado, o que impede qualquer tipo de interceptação de tráfego. No caso da VPN o nível de confiabilidade é muito maior e vai muito além do que é oferecido pelos serviços de proxy.

Tor Proxy

O Tor (The Onion Route) é o proxy mais conhecido de todos, que permite realizar uma conexão encadeada usando uma rede de servidores proxys, de diversos países diferentes. O Tor foi concebido para dificultar o rastreamento do usuário e burlar bloqueios governamentais.

Ele é conhecido como navegador Tor, mas basicamente é um navegador com políticas de segurança e privacidade mais rígidas configurado para utilizar o proxy específico do Tor. Com ele é possível acessar a DeepWeb e ter acesso a sites que estão “escondidos” na parte obscura da internet. 

O Tor é considerado o melhor proxy gratuito (dentro das limitações de um proxy gratuito, claro). Com ele é possível acessar a internet com uma velocidade razoável. Mas nem todo site pode ser acessado visto que eles podem bloquear facilmente o acesso a partir de proxyes como este.

Conclusão

Neste artigo você aprendeu tudo sobre o proxy, sua utilização, vantagens e desvantagens. Assim como toda ferramenta, ele pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Mas é importante ressaltar que o proxy acaba sendo uma ferramenta extremamente importante não só para driblar a censura governamental implantada por alguns países, como também é útil para proteger pessoas e jornalistas que utilizam serviços como este para proteger sua real identidade ao denunciar crimes. 

Outra forma de proteger a sua identidade ao navegar na internet é com a adoção de serviços de VPN. Esses sim são ainda mais completos e robustos, permitindo assim proteger sua identidade ao navegar na internet, com taxas de navegação ainda melhores que os serviços de proxy.