Conheça os melhores antivírus gratuitos disponíveis para download em 2020

A proteção virtual é, cada vez mais, indispensável na segurança de nossas informações pessoais. Com o crescente número de ameaças na rede, os antivírus se tornam aliados poderosos na guerra por nossa privacidade.

Para te ajudar na escolha do melhor programa que irá proteger seu sistema, preparamos um guia com uma lista dos melhores antivírus gratuitos atualmente disponíveis.

Confira!

O que é um vírus e como ele é capaz de adentrar em meu computador?

Atualmente, vivemos constantemente imersos em tecnologia. Nos mantemos conectados à internet praticamente 24 horas por dia. Trabalhamos, interagimos, nos relacionamos e nos divertimos através dessa grande ferramenta de comunicação do terceiro milênio.

Tanta interação produz uma massa gigantesca de fluxo de dados, trocando a todo segundo quantidades absurdas de informações com a rede. Mas o que poucos sabem, é que existe no meio desses dados, uma enorme quantidade de conteúdo malicioso escondido.

Computadores, tablets, smartphones, notebooks ou qualquer aparelho com acesso à internet possui a capacidade de receber informação de fora de seu armazenamento físico. Quando não ocorre a correta vigilância e proteção, o dispositivo se torna sujeito aos mais diversos tipos de ataques virtuais.

Através do fluxo de dados, existem códigos e programas mal intencionados que podem burlar a segurança do seu aparelho e agir em função de roubar informações, danificar o sistema operacional, alterar o funcionamento normal e uma série de outros problemas que podem levar a uma grande dor de cabeça.

Esses programas são comumente conhecidos como “vírus” ou malware, tendo em vista sua potencialidade de contaminação e infecção, em semelhança ao que acontece com o nosso corpo a nível fisiológico quando contrai micro-organismos também chamados vírus.

Existem inúmeras formas de expor o seu aparelho aos vírus cibernéticos:

  • Abrir um e-mail de remetente desconhecido;
  • Acessar um site sem certificações de segurança;
  • Baixar um programa de fontes duvidosas;
  • Se conectar a redes públicas ou abertas;
  • Inserir dispositivos de armazenamento como pen drives ou cartões de memória sem a verificação prévia;
  • Armazenar arquivos ou informações importantes sem criptografia nem senha;
  • Deixar a conexão do seu aparelho aberta para transferência de dados (bluetooth, roteador);
  • Manter programas básicos ou o sistema operacional desatualizados;
  • Desabilitar seu firewall.

Essas e outras atitudes colocam o seu computador em risco iminente de ser atacado, pois é através dessas brechas que um malware – programa malicioso – é capaz de se instalar em seu dispositivo.

Como se proteger de ataques cibernéticos?

Além dos bons hábitos de segurança já exemplificados acima, existem programas especiais – os antivírus – criados especificamente para identificar e neutralizar ameaças virtuais antes que possam atacar e danificar o funcionamento normal de seu computador.

A versão completa dos antivírus só está disponível mediante a compra do pacote, mas existem algumas empresas que fornecem versões básicas e gratuitas, oferecendo um menor nível de proteção em geral, sem custos iniciais.

Mas o meu Windows já tem um antivírus!

Sim, é verdade. Todos os computadores com sistema operacional a partir do Windows 7 já vêm acompanhados do Windows Defender, que é um antivírus grátis. Porém, esse antivírus oferece proteção básica, o que não é suficiente contra as ameaças mais recentes.

O Windows Defender não oferece proteção contra phishing ou ransomware por exemplo, além de não ofertar VPN – rede privada virtual.

E como nem todos os programas que se dizem antivírus são realmente seguros ou grátis, fizemos uma lista com os melhores antivírus gratuitos em 2020, avaliados pela comunidade de usuários para você começar a se proteger ainda hoje!

1 Avira Free Antivírus.

Avira é um antivírus bastante completo, que se caracteriza pela quantidade de extras no pacote antivírus gratuito ofertado. O lema da empresa, explícito em seu site, é Privacidade não é um privilégio. É seu direito. Deste modo, a política da empresa afirma não vender os dados dos usuários para outras empresas, acessando apenas o mínimo necessário para a oferta de um bom serviço de proteção.

Outro fator interessante sobre a empresa é que a mesma afirma ser capaz de proteger seu computador “contra” o Silicon Valley, em referência aos gigantes tecnológicos que captam dados referentes ao comportamento virtual do usuário a todo momento.

Um dos primeiros recursos desse pacote antivírus gratuito que devemos comentar é sobre o motor na nuvem. Ou seja, a análise de dados feita pelo programa Avira acontece em ambiente virtual externo ao seu computador, de modo que os dados são trabalhados em servidores próprios da empresa, garantindo um desempenho fluido e uma sintonia fina, que interfira o mínimo possível na velocidade de resposta de sua máquina.

Além de se mostrar como um antivírus mais leve de ser rodado, com alta velocidade de diagnóstico e baixo requisito de recursos, o fato de realizar análises na nuvem se torna mais um certificado de garantia dos métodos da empresa. Considerando que seu banco de dados não está disponível facilmente para acesso, dificulta a ação de hackers que buscam se aproveitarem ou acessarem as informações particulares da empresa em benefício próprio.

Por exigir tão poucos recursos do sistema, o Avira Free Antivirus é uma excelente opção para computadores mais antigos ou com menor capacidade de processamento, necessitando apenas de conexão com a internet.

Sobre a sua capacidade de proteção, ele também não fica atrás. Possui uma extensão chamada Avira Browser Safety que funciona tanto no Firefox quanto no Chrome, sendo capaz de barrar ataques de sites falsos ou mal intencionados e golpes de phishing em tempo real.

O Avira se mostra bastante capaz de combater vírus e ransomwares em geral, além de incluir conexão VPN, ainda no pacote gratuito, e um gerenciador de senhas (Password Manager).

Por fim, no quesito conexão, este antivírus escaneia a rede e outros aparelhos em busca de brechas e vulnerabilidades, maximizando a funcionalidade e a segurança.

E além do download ser gratuito, não é obrigatório fornecer e-mail ou cartão de crédito para a utilização do programa, o que demonstra uma grande confiança dos desenvolvedores em não compromissar seus clientes, nem mesmo na versão livre.

2Kaspersky

Temos aqui outro robusto antivírus totalmente gratuito. Assim como o Avira, este também possui o motor de diagnóstico na nuvem, garantindo agilidade e proteção no processo de diagnóstico.

Kaspersky atualiza automaticamente seu banco de dados de malwares conhecidos, mantendo-se constantemente afiado na proteção do seu dispositivo. Esse antivírus, diferentemente de alguns outros, não instalará arquivos adicionais suspeitos em seu computador, sendo considerado seguro para uso.

Em sua versão gratuita, disponibiliza VPN com um limite de 200MB diário de conexão segura em cada dispositivo, e a rede escolhe qual servidor utilizar. Conta também com um gerenciador de senhas (infelizmente com um limite muito curto de 15 entradas). Para um usuário com necessidades básicas de proteção, pode ser o suficiente, já que o programa tem a capacidade de criar e salvar 15 senhas diferentes para utilização em geral.

Para utilizar o antivírus, é necessário criar uma conta no My Kaspersky para realizar a ativação do programa.

Outro ponto a ser destacado é a excelente proteção que o Kaspersky oferece contra Ransomwares – programas criados para roubar dados e sequestrar seu computador, liberando-o apenas após a realização de pagamento para os hackers. A capacidade de vigilância desse antivírus nos testes realizados pela comunidade foi considerada excelente, tendo em vista ser um programa gratuito.

Em geral, Kaspersky detecta e impede a execução da grande maioria de ransomwares, e mesmo em caso de seu computador ser travado, o programa possui uma chave mestra padrão, capaz de burlar este sistema de sequestro simplesmente apertando Ctrl+Alt+Shift+F4.

No que se refere ao phishing, esta poderosa ferramenta não deixa a desejar. Sua capacidade de proteção contra este crime virtual beira à perfeição, e sua nota alcançada pelos testes realizados está sempre entre as mais elevadas.

No enfrentamento a Malwares diversos, o Kaspersky também obtém notas altas nos diversos testes independentes realizados pela comunidade.

Em suas configurações, é possível estabelecer uma rotina de escaneamento e escolher que tipo de arquivo ou local deve ser verificado, como sites ou e-mails por exemplo. Além de manter uma vigilância constante e em tempo real no seu computador.

O pacote ainda conta com o Network Attack Blocker, que possui a finalidade de prevenir e bloquear qualquer atividade suspeita em sua conexão.

É necessário ressaltarmos que existem rumores sobre uma suposta relação da empresa, que é de origem Russa, com o governo, de modo que a mesma estaria utilizando-se do fácil acesso aos dados dos usuários. Porém, até o momento, não existe nenhum tipo de prova. Os desenvolvedores da empresa são respeitados mundialmente, e a mesma ainda participou várias vezes no desvendamento e na exposição de programas de espionagem Russa e Americana.

Por todos esses motivos, com certeza você deve considerar o Kaspersky como uma das primeiras opções em antivírus gratuitos disponíveis no mercado.

3Panda

O terceiro da lista, apesar de bem menos famoso, não fica atrás. Este potente antivírus conta com o mesmo sistema já mencionado anteriormente de trabalho na nuvem, tornando-se mais uma opção extremamente leve e fluida, não havendo necessidade de atualizações diárias ou verificações lentas e pesadas.

É um programa muito autônomo: basta instalar e deixá-lo lá. Ele fará praticamente todo o trabalho sozinho por você, mantendo a segurança em níveis elevados.

O Panda Free Antivirus é considerado uma tecnologia Premium disponível gratuitamente, capaz de fornecer proteção em tempo real e escanear o seu computador em busca de irregularidades.

Não é comum encontrar proteção em tempo real nos antivirus gratuitos, e a capacidade do Panda Free neste quesito é semelhante ao da versão paga.

No quesito conexão, este pacote gratuito conta com a disponibilização de VPN, limitada diariamente à 150 MB, o que pode parecer pouco, mas é a melhor proteção desse tipo gratuita ofertada por um antivírus, suficiente para acessar sites, ler e-mails e mensagens de texto.

Além de proteger o seu computador, o software também mantém as barreiras de segurança nos dispositivos USB, impedindo a invasão através destes equipamentos.

Outros dois recursos excelentes são o Modo Jogo, que mantém um nível de desempenho elevado do seu computador enquanto você joga ou assiste algo, e o Rescue Kit, que consiste em instalar o Panda Free Antivirus em um dispositivo USB e conectá-lo a computadores infectados, permitindo assim a varredura e limpeza do sistema. 

Este modelo gratuito do Panda não oferece proteção contra ransomware, varredura de dispositivos externos e uma série de outras funcionalidades extremamente necessárias, mas se você tem o costume de acessar redes wi-fi públicas, o Panda com certeza pode ser a melhor opção.

4Bitdefender

Outro excelente antivírus gratuito é o Bitdefender Antivirus Free. Apesar de não contar com quase nenhum recurso extra, sua simplicidade, com certeza, merece destaque, pois cumpre o que promete.

Sua capacidade de detecção e ação se mostra bem veloz, sem consumo exagerado da maquina, garantindo fluidez e proteção. 

Conta com proteção para a navegação na web, anti-phishing, anti-fraude, proteção em tempo real e ainda fornece a possibilidade de varredura do computador.

No quesito banco de dados, o Bitdefender Free conta com uma das melhores capacidades diagnósticas de malwares existentes, além de ser capaz de identificar e neutralizar processos suspeitos de ransomware, barrando o avanço dos mesmos.

Sua leveza permite rodar em plano de fundo sem deixar seu computador mais lento por isso, portanto entra na classificação de antivírus que funcionam autonomamente, sem a necessidade de intervenção constante do usuário.

5 – Sophos Home Free

Por último, mas não menos importante, trouxemos uma opção diferenciada para a lista.

O Sophos Home Free possui a capacidade de identificar e bloquear malwares novos e sem base em banco de dados, além de aprender constantemente sobre o comportamento do usuário através de sua Inteligência Artificial Preditiva.

É um antivírus que funciona em tempo real, e oferece proteção contra sites perigosos, vírus, programas indesejados e ainda conta com a capacidade de bloquear alguns ransomwares, o que é incrível considerando ser um software livre.

Seus pontos mais fortes estão, sem dúvida, no controle remoto de até 3 computadores Windows ou MacOS, e no filtro de Controle Parental, capaz de monitorar a utilização dos aparelhos pelas crianças e bloquear conteúdos para que elas não tenham acesso.

Considerado como um antivírus que protege não só o seu computador, mas a sua família, o Sophos é sem dúvida uma excelente opção para residências com crianças e adolescentes com livre acesso à internet.

Conclusão

Cada antivírus tem sua particularidade e para escolher aquele que será ideal para você é preciso considerar as necessidades de proteção específicas em seu estilo de navegação. Existem opções para todos os tipos de públicos, do uso familiar ao uso em redes públicas. Portanto, não perca tempo, escolha um dos melhores antivírus gratuitos de 2020 e inicie já a sua segurança.